CT”S (Comunicação Técnica) e novidades nos sistemas

"IMPORTANTE: Envio de informações à MSC (Matriz de Saldos Contábeis) pelo sistema Contabilidade (Desktop)" com você

Planejamento e Contabilidade.jpg

Caro, usuário.

 

Buscando sempre manter nossos clientes e parceiros informados das mudanças que estão acontecendo, elencamos abaixo alguns questionamentos e suas respostas sobre a MSC (Matriz de Saldos Contábeis).

O que é a Matriz de Saldos Contábeis?

A Matriz de Saldos Contábeis é uma estrutura padronizada de coleta de informações contábeis e fiscais dos entes da Federação para fins de consolidação das contas nacionais, da geração de estatísticas fiscais em conformidade com acordos internacionais firmados pelo Brasil, além da elaboração das declarações do setor público (Demonstrações Contábeis e Demonstrativos Fiscais). Clique aqui e saiba mais. 

Quais são os prazos legais para prestação de contas via MSC?

Conforme art. 8º da Portaria nº 896 de Outubro de 2017:

1- A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios das capitais dos estados: a partir de janeiro de 2018;

2- Os municípios que possuem regimes próprios de previdência, com exceção dos municípios das capitais dos estados: a partir de julho de 2018;

3- Os demais municípios não abrangidos nos itens 1 e 2: a partir de janeiro de 2019.

 

Qual a relação da MSC com o Siconfi?

A MSC corresponde a uma estrutura padronizada para transferência de informações primárias de natureza contábil, orçamentária e fiscal dos entes da Federação, composta pela relação de contas contábeis do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (IPC 00).

A partir do envio da MSC, será gerado de forma automática os rascunhos do RREO e da RGF pelo Siconfi com caráter auxiliar e indicativo. É exclusiva responsabilidade do ente da Federação a conferência, edição e homologação dos rascunhos referidos no caput de acordo com a legislação e normas vigentes. Saiba mais clicando aqui.

Onde posso obter maiores informações sobre a MSC?

Através deste link você encontra todas as informações referentes a MSC, como publicações das portarias e os layouts esperados.

Como será a geração dos dados pelo Contabilidade (Desktop) à MSC?

Através da geração do arquivo XBRL proposto pelo Siconfi, serão extraídas as movimentações das contas contábeis do período com suas informações complementares. As informações complementares de cada conta contábil podem ser encontradas nesta planilha.

Quando será disponibilizado à MSC aos clientes?

Já se encontra disponível a geração da MSC para órgãos estaduais e para capitais de estados, cuja vigência é para a competência de janeiro de 2018. Esta geração de dados está disponível em Gerar Matriz de Saldos Contábeis (Módulo Financeiro >> Utilitários >> Gerenciador de Arqjoblet >> SICONFI 2018 - Matriz de Saldos Contábeis). Quanto aos clientes com RPPS, cuja vigência é válida para competência de julho de 2018, e também aos demais clientes, será disponibilizada uma versão complementar até 15 de julho.

Será disponibilizado algum material para revendas e filiais e/ou clientes?

Sim, estamos desenvolvendo uma manual detalhado com as orientações para configurações e geração da MSC. Também será desenvolvido um vídeo pela UCB (Universidade Corporativa Betha) demonstrando na prática a geração na Contabilidade e a importação no Siconfi, com os devidos exemplos. Estes materiais estarão disponíveis até a entrega da versão complementar em julho.

O que o cliente pode fazer para evitar transtornos de última hora?

O principal esforço para a geração da MSC é a relação entre as informações esperadas pelo Siconfi e as informações utilizadas pelo seu estado. Para que o processo de geração do XBRL entregue as informações nos moldes do Siconfi é necessário realizar um relacionamento. O processo de geração do XBRL possibilitará a leitura deste relacionamento criado pelo usuário. A leitura destes relacionamentos estará disponível a partir de 27/02/2018 e contemplará Contas Contábeis, Naturezas de Receitas/Despesas e Recursos.

Informações que não estejam relacionadas com o esperado pelo Siconfi deverão ser ajustadas na própria aplicação do Siconfi após o envio do XBRL

logo rodape

Endereço e Telefones

Rua Silva Ortiz, 222 - Bairro Floresta
Belo Horizonte / MG
[email protected]
(31) 2511-7252
(31) 2780-0347

ASI nas Redes Sociais:


   

2021 | Todos os Direitos Reservados © ASI - MG - DMX

Search

Acesso Restrito