CT”S (Comunicação Técnica) e novidades nos sistemas

C.T - Alteração na Configuração do Sicom Folha de Pagamento/2018.

 Comunicado - Logo da ASI e Betha.jpg

Caro parceiro,

Houve alteração na estrutura dos arquivos do Sicom da Folha de Pagamento para o mês 01/2018 e a inclusão de dois novos arquivos: AFAST – Afastamento e VIAP – Vinculo do Agente Público. Portando, antes do envio precisamos incluir no cadastro do evento o código da natureza da rubrica e para alguns códigos o tipo de rubrica  em Folha >> Arquivos >> Cálculos >> Eventos e Fórmulas >>Guia eSocial.

 

Devido à grande demanda no mês 02/2018 por causa da DIRF e Sicom a configuração dos dados na tela serão realizados somente para esses dois campos (Rubrica do eSocial e Tipo de rubrica) e depois a continuação da inclusão dos dados na tela do eSocial.

Sem título.png

  • No cadastro do evento informar para cada evento no campo Enviar eSocial = SIM e em seguida será habilitado na Guia eSocial.

             No manual Leiautes do eSocial v2.4 - Anexo I - Tabelas.pdf, consta a relação da Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento nas páginas 4 a 13 que devem ser impressas para consulta dos códigos a serem informados no cadastro do evento no campo Rubrica do eSocial.

Obs.: O campo Tipo de Rubrica será informado para os códigos:

Eventos de proventos: Torna-se obrigatório para os códigos das rubricas iguais a 1099, 1299, 1403, 6129 ou 9989.

Eventos de descontos: Torna-se obrigatório para os códigos das rubricas de desconto iguais a 9222 e 9299.

Atenção: Realizado a inclusão das rubricas no cadastro dos eventos, o sistema da folha irá alerta-los que existem outros campos que devem ser preenchido, mas desconsidere e clique em SIM para gravar.

  • Para agilizarmos o nosso trabalho, configure apenas para os eventos utilizados no ano de 2018 em Folha >> Relatórios >> Resumo >> Por Período.

Sem título2.png

Com essa relação dos eventos utilizados a configuração das rubricas pode ser realizada para SICOM.

Contamos com a colaboração de todos para essa configuração e assim que terminarem nos avise, pois faremos outras configurações no sistema para atender as alterações do Sicom para o prazo 28/02/2018.

Continuando com os ajustes da configuração do Sicom a partir 01/2018 o Teto Remuneratório terá que constar a Lei e a data da criação da alteração do teto salarial.

1 –  Quando houver alteração do teto salarial (maior salário dentro da entidade) será realizado em Folha >> Arquivos >> Cálculos >> Tabelas e terá inclusão da Lei e data da criação no campo Ato. Clique na Tecla F3 – a janela Cadastro de Atos irá abrir para inclusão da Lei (campo nº do ato) e data criação ( data criação da lei) e em seguida grave no cadastro da tabela.

Sem título3.png

Essa inclusão do “Ato” no cadastro da tabela será realizada somente no mês quando houver a alteração do teto salarial. Existindo mais de um aumento no ano corrente, os procedimentos serão realizados da mesma forma com a inclusão de um novo cadastro da tabela no mês da alteração com o novo ato.

logo rodape

Endereço e Telefones

Rua Silva Ortiz, 222 - Bairro Floresta
Belo Horizonte / MG
[email protected]
(31) 2511-7252
(31) 2780-0347

ASI nas Redes Sociais:


   

2021 | Todos os Direitos Reservados © ASI - MG - DMX

Search

Acesso Restrito