CT”S (Comunicação Técnica) e novidades nos sistemas

Informativo publicado pelo TCE-MG válido para o Encerramento do Exercício de 2017 e Início do Exercício de 2018 - Sapo Utilitários

Olá usuário,

 

É por meio deste informativo que vamos comunicá-lo da publicação do TCE de Minas Gerais em 20/11/2017, o PCASP TCEMG 2018 (versão 4.1), juntamente com o comunicado SICOM N. 18/2017.

 

De acordo com a Flexibilização 2.0 (desktop), as alterações nos TXTs impactados com estas alterações disponibilizados pelo TCE-MG, são de responsabilidades das revendas e filial de Minas Gerais.

 

Objetivando orientá-lo sobre alguns processos importantes que deverão ser analisados e realizados, acesse todo o conteúdo elaborado abaixo.

Orientação 1


No Atualiza Betha Sapo Versão 6.0.23 Atualização 13, foi liberada uma alteração ao qual atende o item referente aos Restos a Pagar Não Processados liquidados no exercício, mas não pagos, que devem ser transferidos para Restos a Pagar Processados a Pagar. Dessa forma, a conta 6.3.1.3.0.00.00 RP NÃO PROCESSADOS LIQUIDADOS A PAGAR terá seu saldo encerrado no final do exercício.

Para compor a alteração liberada acima, deve ser realizado alguns ajustes na fase 6 (Tipo de Validação de Encerramento 9) conforme destacado na imagem abaixo:

Observação

Foi aberta uma exceção, e com isso alterada uma procedure pelo fato da mesma já possuir a alteração necessária, pois, o código da procedure estava apenas comentado. Esta liberação e o ajuste acima, atende apenas a transferência do saldo da conta 6313 para a 6321 no encerramento de 2017.

Orientação 2

Além dos impactos citados anteriormente no encerramento do exercício de 2017, deve ser analisado também as fases de início do exercício de 2018 a fim de identificar impactos da alteração realizada no encerramento do exercício (por exemplo: verificar se a conta 6321 está sendo desmembrado por conta corrente).

Caso ocorra impacto e o mesmo resulte na necessidade de alterar procedure, este ajuste deverá ser atendido utilizando o Cadastro de Consultas de Banco, onde o código da procedure será migrado para a consulta de banco apenas ou uma parte para a fase e a outra parte para a consulta de banco, ou ainda apenas para a fase. Com isso a procedure não será mais chamada pela fase, devendo ser substituída pela nova consulta de banco.

Para auxiliar na criação das consultas de banco, poderá ser visualizado algumas orientações por meio do botão “?” do Cadastro de Consultas de Banco, conforme imagem abaixo:

Orientação 3

Também deverá ser analisado a necessidade de ajustar os itens abaixo:

• Validação ‘Compatibilidade do saldo orçamentário com o contábil’;
• Eventos contábeis para 2018 referente a restos processados.

Exemplificando a criação de consulta de banco a partir de procedure que precisa ser ajustada e ajustando fase para executar a consulta de banco

Exemplo antes das alterações:

• Fase 6 (Tipo de Validação de Encerramento 9) antes da alteração [clique aqui]
• Procedure que necessita de ajuste e deve ser migrada para consulta de banco [clique aqui]
• Procedure que necessita ser migrada para a consulta de banco [clique aqui]

 

Exemplo depois das alterações:

• Consulta de banco (cons_gera_encerramento_conta_corrente) [clique aqui]

• Consulta de banco (cons_gera_encerramento_detalha_lanc_item_conta_corrente) [clique aqui]

• Fase 6 (Tipo de Validação de Encerramento 9) depois da alteração [clique aqui]

logo rodape

Endereço e Telefones

Rua Silva Ortiz, 222 - Bairro Floresta
Belo Horizonte / MG
[email protected]
(31) 2511-7252
(31) 2780-0347

ASI nas Redes Sociais:


   

2021 | Todos os Direitos Reservados © ASI - MG - DMX

Search

Acesso Restrito